O que devo treinar primeiro: musculação ou aeróbio?


Essa é uma das perguntas mais frequentes dos alunos de academia e a resposta é simples, pois depende do objetivo principal de cada praticante. Descrevo nesse texto, de forma simplificada e objetiva, algumas orientações direcionadas aos alunos que ainda têm dúvidas nessa questão.
Se o objetivo, por exemplo, é aumentar a força e a massa muscular magra, recomenda-se fazer primeiro a musculação, seguido do treinamento aeróbio. Nesse caso, se o aluno iniciar pelo aeróbio, os músculos já fadigados não responderão de forma positiva ao treinamento de força.
Caso o objetivo seja melhorar a resistência aeróbia, recomenda-se começar pelo treino aeróbio e complementar com a musculação. Só é recomendado o início pela musculação se o treino enfatizar a parte superior do corpo. Se a ênfase for dada aos membros inferiores, o exercício aeróbio, feito na sequência, pode ficar comprometido.
Se o objetivo, no entanto, é emagrecer, uma excelente estratégia é combinar, em uma mesma sessão, o treinamento de força com o aeróbio. Pode ser feito em forma de circuito e é uma ótima opção para quem dispõe de pouco tempo.
Entretanto, independentemente do objetivo do aluno, é importante destacar aqui a importância dos exercícios resistidos para a saúde, que podem ser feitos na musculação ou em aulas de ginástica localizada.
Muitos alunos, principalmente aqueles preocupados em perder peso, dão prioridade aos aeróbios, deixando os resistidos em segundo plano. No entanto, é comprovado que a musculação, apesar de fornecer um gasto calórico menor do que o treinamento aeróbio consegue elevar o metabolismo basal fazendo com que o corpo queime mais gordura para a manutenção da massa muscular magra adquirida no treino. Dessa forma, a musculação é altamente recomendada, pois além de proporcionar vários benefícios para a saúde, promove também o aumento da queima de gordura.
Finalmente, recomendo que o treino, seja ele de musculação ou aeróbio, conte com a orientação de um profissional de Educação Física, pois este encontrará o melhor caminho para atingir todos os objetivos do aluno.

VEJA TAMBÉM A MATÉRIA: TREINAMENTO MAIS EFICAZ PARA PERDA DE GORDURA CORPORAL Link:https://paulacavalcantepersonal.wordpress.com/2012/05/13/treinamento-mais-eficaz-para-perda-de-gordura-corporal/

Texto: Profa. e Personal Trainer Paula Cavalcante
São Paulo

2 respostas em “O que devo treinar primeiro: musculação ou aeróbio?

    • Olá Nina,
      Circuito são aulas que misturam, em uma mesma sessão, exercícios aeróbios, tais como pular corda, correr, bike ou step com exercícios localizados como agachamentos, rosca direta entre outros. Essa sequência de exercícios geralmente é organizada em estações e, dentro de cada uma, será desenvolvido um tipo de trabalho diferente. É uma aula que motiva, pois há inúmeras possibilidades de variações.
      O professor pode enfatizar determinada capacidade, dependendo do objetivo da aula. Por exemplo, quanto maior a quantidade de exercícios aeróbios, maior será desenvolvida a capacidade aeróbia, no entanto se o objetivo é enfatizar a resistência muscular localizada, mais estações serão criadas com esse objetivo e assim sucessivamente.
      Em geral essas aulas duram 60 minutos e também são chamadas de Condicionamento Físico. A vantagem desse tipo de aula é que o corpo é trabalhado por inteiro melhorando, assim, a condição física geral, além de ser uma excelente opção para quem quer emagrecer ou para quem dispõe de pouco tempo para treinar.
      O circuito também pode ser feito na musculação ou em casa com o acompanhamento de um profissional de Educação Física.
      Abraços,
      Paula

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