Saiba o que comer antes da atividade física

Não é raro alunos treinarem em jejum e passarem mal durante as aulas na academia. Os principais sintomas são tonturas, quedas da pressão, crises de hipoglicemia e vômitos e, aparecendo um desses, deve-se parar a atividade imediatamente.
A última aluna que passou mal na minha aula me motivou a escrever esse artigo, pois percebi que ainda há uma grande falta de conhecimento sobre o assunto e, por esta razão, selecionei algumas dicas da nutricionista Cristiane Krohling, especialista em nutrição esportiva.

– Atividade física após o café da manhã.
Ela sugere tomar o café da manhã 45 minutos antes de ir para a academia e apresenta duas sugestões de cardápio:
• Uma porção de cereal com leite ou iogurte e uma fruta ou
• Pão integral ou torrada com requeijão e café com leite ou achocolatado.

– Atividade física no meio da manhã ou no final da tarde.
Deve-se fazer um pequeno lanche cerca de 40 minutos antes da atividade física.

– Atividade física após o almoço ou jantar.
É preciso esperar de uma a duas horas antes de fazer exercício, dependendo do tipo de comida que foi consumida. A digestão de um prato de massa é mais rápida, no entanto, se a escolha for arroz, feijão e bife é necessário um intervalo maior entre a refeição e o exercício, pois esses alimentos demoram mais tempo para serem digeridos. Se o tempo de intervalo não for respeitado, há risco de refluxo, náuseas e mal estar, especialmente se o prato foi acompanhado de refrigerante, pois, devido ao gás, deixa o estômago ainda mais “pesado”.
É importante escolher alimentos saudáveis tais como frutas, vegetais e legumes e os gordurosos devem ser evitados, como mussarela, queijo prato, presunto, salame, coxinha e croissant.

– Para quem faz um treino mais intenso, com mais de uma hora de duração ou treina antes do jantar.
Poderá acrescentar um sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru, por exemplo.

Com relação à hidratação, Cristiane lembra que as bebidas isotônicas devem ser consumidas com moderação e elas são indicadas para quem tem uma atividade física intensa, com duração superior à uma hora. O ideal é beber de 100 a 150 ml de água a cada vinte minutos de exercício para manter a hidratação corporal.

Além das dicas da nutricionista, não podemos esquecer algumas regras básicas que devem anteceder a atividade física:
• Nunca fazer exercícios em jejum;
• Não esquecer a hidratação antes, durante e após a atividade física;
• A alimentação pré treino deve conter alimentos ricos em carboidratos priorizando as opções integrais. Os carboidratos fornecem energia para os músculos e na falta deles, o organismo transforma proteínas musculares em energia ocasionando, consequentemente, perda de massa muscular;
• Não usar suplementos nutricionais sem orientação de um profissional especializado.

Texto: Profa. e Personal Trainer Paula Cavalcante
São Paulo

Referência: http://www.nestle.com.br

2 respostas em “Saiba o que comer antes da atividade física

  1. CAMINHO ANTES DO CAFE DA MANHA. NORMALMENTE COMO UMA BANANA C UMA COLHER DE LEITE DESNATADO, AVEIA,CANELA E MEL.. É UMA BOA OPÇÃO? ESTOU FAZENDO VIGILANTES DO PESO E MINHA META É EMAGRECER MAIS 7 KG, SOMANDO 14. UM ABRAÇO!!!

    • Olá Ivaneide,

      Segundo orientação da Dra. Morgana Waked, o ideal, antes da atividade física, é ingerir carboidratos de baixo índice glicêmico, como as frutas, por exemplo, podendo complementar com cereais, como a aveia. Após o exercício recomenda-se a ingestão de proteínas e carboidratos e você pode incluir o leite nessa refeição.

      Dra Morgana Waked – médica especializada em Nutrologia e Medicina Ortomolecular. Atendimento no Rio de Janeiro -fone: (21) 3150-2504

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