Sistema imunológico e a atividade física

Exercícios moderados praticados com regularidade fortalecem o sistema imunológico e ajudam na prevenção de doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão arterial e ainda reduzem o risco de outras doenças como a gripe.
Entretanto, as atividades físicas feitas de forma exagerada, além de expor o organismo a lesões nos músculos e articulações, sobrecarregam o coração e predispõem o organismo a doenças.
Exercícios prolongados e de alta intensidade podem prejudicar temporariamente o sistema imunológico. Quanto mais exaustivo o exercício, maior a suscetibilidade a doenças.

Os atletas, tanto os profissionais como os amadores, apresentam maior taxa de infecções do trato respiratório superior após treinos e competições. Uma pesquisa mostrou que atletas ficaram mais suscetíveis a doenças por até 72 horas após uma sessão de mais de 90 minutos de exercícios de alta intensidade.
Esta é uma informação importante para aqueles que competem em eventos mais longos, como maratonas ou triatlos, para alguns alunos de academias que exageram no treino e para professores de Educação Física que fazem a atividade junto com os alunos, como professores de bike indoor e jump, por exemplo.
Outros fatores também ajudam a diminuir a ação do sistema imune, como o estresse, a má nutrição, a fadiga, a falta de sono, o tabagismo e a velhice.
Para que a atividade física ajude na manutenção da saúde é fundamental respeitar os sinais do corpo. O período de descanso, uma boa alimentação, um sono reparador e a orientação de um profissional de Educação Física são indispensáveis para que a atividade traga os resultados esperados sem prejuízos à saúde.

Veja também a matéria: Excesso de treino em alunos de academia.
Link: https://paulacavalcantepersonal.wordpress.com/2012/03/30/excesso-de-treino-em-alunos-de-academia/

Texto: Profa. e Personal Trainer Paula Cavalcante
São Paulo

Referências:
1 – Leandro C.G et al, Mecanismos adaptativos do sistema imunológico
em resposta ao treinamento físico, RevBrasMed Esporte Vol. 13, Nº 5, 2007.
2 –Woods J. et al. Exercise and cellular innate immune function. Med. Sci Sports Exerc., 31(1):57:66,1999

Uma resposta em “Sistema imunológico e a atividade física

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s