Entrevista exclusiva para o blog com a Dra. Morgana Waked sobre alimentação e saúde.


1 – Qual o tipo de alimento indicado para ser consumido antes e depois da atividade física?
A refeição antes da atividade física tem o intuito de evitar que o indivíduo tenha fome durante a atividade e de manter um nível de glicose no sangue suficiente para a sua necessidade. O tipo e a quantidade de alimentos ingeridos dependerão do tipo de treino a que a pessoa irá se submeter. De uma maneira geral, essa refeição deve ser rica em carboidratos, de fácil digestão e não gordurosa. O ideal é ingerir uma fruta cerca de meia hora antes da atividade, como uma banana, por exemplo. Após o exercício, devem-se ingerir carboidratos associado a proteínas, para restaurar o glicogênio muscular.

2 – Por que devemos fracionar as refeições? Qual a quantidade e o tempo ideal entre as refeições?
O fracionamento de refeições ajuda a diminuir a fome e evita o excesso de ingesta nas principais refeições como um mecanismo de compensação, ajuda não só no emagrecimento, como no controle do peso e dos níveis de colesterol. O tempo ideal entre uma alimentação e outra dependerá do alimento ingerido, porém, de um modo geral, é de cerca de 3 horas.

3 – Para ter uma alimentação saudável, quais os alimentos e porções que devemos ingerir todos os dias?
O ideal é ter uma dieta balanceada, incluindo todos os tipos de alimentos, quanto às porções, podemos utilizar a Pirâmide Alimentar como orientação. Em 1996, pesquisadores da Universidade de São Paulo adaptaram a Pirâmide Alimentar dos EUA aos hábitos alimentares da população no Brasil, criando a Pirâmide Alimentar Brasileira:

A quantidade a ser ingerida por dia irá variar de pessoa para pessoa, dependendo do seu gasto energético diário e se a pessoa está querendo emagrecer, manter o peso ou engordar. O gasto energético é calculado tendo como base a idade, o sexo, a altura, o peso atual e a atividade física praticada.

4 – Em qual situação é necessário o uso de suplementos?
Quando a quantidade de alimentos ingeridos é insuficiente para suprir a necessidade calórica do indivíduo.

5 – Quais os alimentos que podem ser ingeridos nos lanches entre as principais refeições?
Podem-se ingerir frutas, em natura ou sucos, assim como barrinhas de cereais ou até sanduíches feitos com pão integral, dependerá da necessidade energética do indivíduo e da facilidade de acesso à alimentação.

6 – Por que alguns alimentos aumentam o bom humor e reduzem o stress?
Porque estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelas áreas de prazer e bem-estar, como a serotonina, por exemplo.

7 – Por que não se deve comer assistindo TV, lendo ou conversando?
Devemos focar a nossa atenção na alimentação que está sendo ingerida, mastigando bem cada alimento, de maneira a ingerir apenas o necessário. Quando nos alimentamos assistindo TV, lendo ou fazendo alguma outra coisa, acabamos ingerindo uma quantidade maior do que precisamos, por dificultar a percepção da saciedade.

8 – Quais os alimentos que aumentam o colesterol?
Alimentos ricos em gordura saturada, como bacon, carne vermelha com gordura, queijos amarelos e chantilly, entre outros.

9 – Quais os tipos de alimentos que os diabéticos devem evitar?
Os diabéticos devem evitar todos os tipos de açúcares e alimentos que levam esses ingredientes. A dieta deve ser fracionada e a ingestão de carboidratos deve ser controlada, assim como as frutas. Deve-se optar por alimentos integrais e é importante a inclusão de legumes e verduras na dieta.

10 – Quais os tipos de alimentos que os hipertensos devem evitar?
Pessoas hipertensas devem evitar alimentos ricos em sódio, o ideal é não usar sal, ou restringi-lo. Os alimentos podem ser temperados com ervas, por exemplo.

11 – O que deve ser feito se houver exageros na alimentação nos finais de semana?
Embora seja costume as pessoas exagerarem no final de semana e serem bastante restritos na segunda-feira, isso não é bom para o organismo. O ideal seria praticarmos uma dieta saudável durante todos os 7 dias da semana, porém a alimentação no final de semana é mais difícil de controlar, é quando nos reunimos com amigos e familiares e geralmente fazemos isso em torno de comida. Devemos gerenciar os horários de alimentação, mesmo no final de semana, e evitar ingerir quantidades excessivas por refeição.

12 – Qual a sua dica para o indivíduo que está fazendo dieta, mas não está conseguindo emagrecer?
O emagrecimento não depende só de uma dieta, na verdade depende, principalmente, de 3 fatores: estilo de vida, alimentação e atividade física. Além de uma alimentação saudável, é importante a prática de atividade física regular e um estilo de vida que permita horas de lazer para evitar o acúmulo de stress.

Dra Morgana Waked
Médica Nutróloga
Pós-graduação em Medicina Ortomolecular e Medicina do Esporte
Atendimento no Rio de Janeiro
E-mail: morgana@cremerj.org.br
Fone: (21) 3150-2504

Entrevista elaborada por: Profa. e Personal Trainer Paula Cavalcante.
São Paulo

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