Exercício Pullover enfatiza peitoral ou costas?

pulloverO pullover é um exercício muito comum para melhorar a massa magra e a força e o seu principal movimento é a extensão dos ombros.

Mecanicamente, o exercício inicia com o indivíduo em decúbito dorsal e com os braços posicionados perpendicularmente ao tronco, executando-se, na sequência, a extensão dos ombros.

Os principais músculos que atuam durante a execução desse exercício é o peitoral maior, latíssimo do dorso e redondo maior, porém, há poucas evidências na literatura científica sobre o nível de ação desses diferentes músculos.

Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) e publicado em 2011 investigou as atividades eletromiográficas dos músculos peitoral maior e latíssimo do dorso durante o exercício pullover utilizando uma amostra de oito homens saudáveis que já praticavam treinamento de resistência há dois anos e incluíam o pullover.

O estudo concluiu que o exercício pullover enfatizou mais a ação muscular do peitoral maior do que a do latíssimo do dorso e a maior ativação dependia da força produzida pela carga externa no braço de alavanca.

pullover1

Texto: Profa. e Personal Trainer Paula Cavalcante

São Paulo.

Referência:

Marchetti P.H e Uchida M.C. Effects of the pullover exercise on the pectoralis major and latissimus dorsi muscles as evaluated by EMG; J.APPL BIOMECH;27(4):380-4, 2011.

Uma resposta em “Exercício Pullover enfatiza peitoral ou costas?

  1. Bom dia Pailinha, sou o Marcelo, fiz Capacitação no Incor USP, lembra, kkkk, obrigado pelos esclarecimentos, tambem sou categórico em dizer que pullover tem uma maior ativação no peitoral e não no latíssimo, mas muita gente continua insistindo no erro, bjus Paulinha, manda um abração para o Dr Newton ….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s