Como os hipertensos podem realizar um treinamento físico de corrida com segurança?

teste ergoA hipertensão arterial conduz a um risco bem estabelecido para a doença coronariana. Um excesso de risco coronariano torna-se ainda mais evidente em subgrupos de hipertensos, mesmo leves, mas com outros fatores de risco ou com lesões já estabelecidas em órgãos-alvo.

Entre as principais avaliações inicias encontra-se o teste ergométrico ou ergoespirométrico, o qual será caracterizado por um aumento ininterrupto de carga até a exaustão para avaliação da resposta pressórica e possíveis alterações do eletrocardiograma. Valores elevados de pressão arterial no início do teste podem suspender a realização do mesmo. Valores normais de pressão arterial no início, mas com grandes elevações durante o teste podem interromper o mesmo, sugerindo que o indivíduo possua alguma alteração pressórica durante a realização de esforços.

Contudo, após a realização desta avaliação inicial e a consulta com um cardiologista, o indivíduo estará apto a iniciar um programa de corrida sob orientação de um professor de educação física que passará a prescrição de treinamento físico com intensidade, duração e regularidade ideais e adequados a sua condição física para o mesmo poder usufruir dos benefícios circulatórios.

O treinamento físico de corrida deve ser incluído na conduta não farmacológica no tratamento da hipertensão, não apenas pelo efeito benéfico na pressão arterial como também na redução de fatores de risco cardiovasculares. Todos os efeitos positivos do treinamento na hipertensão primária contrastam com os efeitos colaterais deletérios de muitos medicamentos anti-hipertensivos nos fatores de risco para doenças cardiovasculares. A prevenção é sempre o melhor remédio.

newton nunesAutor da matéria: Prof. Dr. NEWTON NUNES

Sócio criador do site www.areadetreino.com.br

Formado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1992. Servidor Público pelo Hospital das Clínicas (HCFMUSP) desde março de 1994. Professor de Educação Física pelo Instituto do Coração (InCor) desde março de 1994. Pesquisador pelo CNPq pela UFMA. Especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo Instituto do Coração (InCor) (1993 a 1994). Mestrado em Educação Física pela USP em 2000. Apresentação do Mestrado no American College of Sports Medicine (ACSM) (Indianapollis-EUA) em 2000 e do Artigo de Mestrado nos Anais do Journal of Hypertension (Prague – 2002). Doutorado em Educação Física pela USP em 2005. Professor da Universidade Gama Filho (UGF) desde 2002, participando dos Cursos de Fisiologia do Exercício, Nutrição Esportiva, Reabilitação Cardiovascular, Atividade Física Adaptada e Atividade Física na Saúde e Envelhecimento.

Entrevista elaborada por: Profa. e Personal Trainer Paula Cavalcante.
São Paulo

Uma resposta em “Como os hipertensos podem realizar um treinamento físico de corrida com segurança?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s